18 de junho de 2020

Eu Sei O Que Você Está Pensando - John Verdon - Dave Gurney #1


Uma carta perturbadora chega via correio com uma simples declaração ao final: "Veja como conheço seus segredos - apenas pense em um número." Errará quem pensar que uma carta dessas chega a seu destino final apenas por obra do acaso.
Para o detetive aposentado da polícia de homicídios da cidade de Nova York, Dave Gurney, que está formando uma nova vida ao lado de sua esposa Madeleine, as cartas começam a deixar de ser estranhas para se tornarem um complicado quebra-cabeça que levará a uma enorme investigação sobre assassinatos em série. Trazido para o caso como consultor, Gurney em pouco tempo percebe pistas que a polícia local deixou passar. Ainda assim, diante de um oponente que parece ter o dom da clarividência, Gurney vê seus esforços irem em vão, seu casamento rumando a um precipício e, finalmente, um medo incontrolável de que seu adversário não pode ser parado.

RESENHA:
18/06/2020

Um quebra cabeças engenhoso.

Esse ano me propus à conhecer o autor John Verdon e seu protagonista Dave Gurney, que há muito tempo ouço falar tão bem. Nada melhor então que começar pelo primeiro livro da série.
Já de cara preciso comentar sobre a escrita que é muito fluida e descomplicada. A trama é inteligente e o assassino é muito astuto e engenhoso. 
A estória não demora a engatar, logo no começo o detetive aposentado Dave Gurney recebe uma ligação de um antigo amigo de faculdade que desesperado pede sua ajuda. Mesmo não exercendo mais a função e recomendando que o amigo procure a polícia, a curiosidade acerca da identidade do assassino acaba despertando seu lado detetive e logo ele se vê envolvido no caso.
Sua esposa é muito contrária ao envolvimento dele e não faz questão de esconder, e mesmo com seu casamento por um fio, Dave acaba entrando de vez no caso quando o primeiro assassinato acontece.
A trama é excelente. Te prende desde as primeiras páginas e a curiosidade só aumenta em cada capítulo, onde tem sempre algo novo acontecendo. Aliás, os capítulos curtos facilitam muito a leitura e nos instiga cada vez mais.
É um thriller policial mas também psicológico, já que o assassino faz todos de gato e sapato com sua inteligência acima da média. Seu único azar foi entrar no caminho de um dos maiores detetives que a polícia já teve.
O assassino pra mim ficou muito evidente no decorrer da estória e quando ele se revelou não me surpreendeu, porém não decepcionou. Só não dei nota máxima por causa do motivo das suas escolhas, além de uma certa charada que não consegui "comprar". Não foi algo que me convenceu como leitora, ainda que reconheça a criatividade do autor e entenda o porquê tantas pessoas tenham gostado.
No entanto, não vejo como falha mas sim como gosto muito pessoal.
Recomendo muito esse livro, vou dar continuidade na série com certeza. Já anseio pelos próximos!

Nota: 4,5 ★

Adquira o livro Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Topo