28 de outubro de 2021

O Paciente - Jasper DeWitt

 

Ele vai usar seus piores medos contra você... 

Em uma série de postagens na internet, o jovem – e extremamente autoconfiante – psiquiatra Parker H. conta suas experiências como médico residente em um sombrio manicômio de New England.
Nesse hospital, Parker assume a tarefa de tratar um misterioso paciente. Trata-se do mais antigo caso do lugar: Joe, um homem considerado de grande risco, internado na instituição desde que tinha apenas seis anos de idade. Não há diagnóstico preciso para sua enfermidade, mas o quadro parece piorar dia a dia.
Entre o medo e o desespero, aparentemente convencidas de que Joe poderia representar uma ameaça ao mundo exterior, as autoridades do hospital o mantêm estritamente isolado, confinado e com o mínimo de contato humano possível. Aqueles que já tentaram curar o paciente – ou mesmo se aproximar dele – acabaram se entregando à loucura... ou ao suicídio.
O jovem médico calcula mal os riscos dessa relação, que se mostrará muito mais perigosa do que ele antecipava. Parker pensa ter a solução para o caso, e de fato consegue ir mais longe que qualquer outro profissional antes dele.
Mas a que preço?

RESENHA:
28/10/2021

O jovem psiquiatra Parker acaba de começar seu estágio numa clínica para doentes mentais e nos primeiros dias já percebe uma movimentação diferente em relação a um paciente específico. 
Joe, um homem na faixa dos 40 anos, está na instituição desde os 6 anos de idade. Já passou pelas mãos de vários médicos e como resultado, acabava os levando à loucura ou ao suicídio. Cada profissional que o tratava, o diagnosticava com um distúrbio diferente, totalmente induzidos pelo próprio paciente.
Parker, no auge da sua ambição e ingenuidade, se dispõe a tratar Joe acreditando que os métodos usados pelos médicos anteriores não foram eficazes e que ele sim tem condições de curá-lo.
Logo no primeiro dia Parker é totalmente envolvido pela narrativa do paciente, acreditando que o mesmo sofre de maus tratos. Com a ajuda de outros médicos que já "sobreviveram" à influência de Joe, Parker vai conhecer toda a estória que envolve o paciente misterioso e o porquê dele precisar ser mantido separado dos outros e com o mínimo de convivência possível.

A narrativa é em primeira pessoa pelo próprio Parker, que conta toda sua experiência através de um fórum online.
Com poucas páginas (menos de 200), o autor nos entrega um terror psicológico que te faz ficar vidrado na leitura. Ele não se desvia do foco e com isso mantêm o leitor preso até o final, ansioso para ver onde a trama nos levará.
Eu adorei o livro, é bem diferente do que estou acostumada a ler e foi uma ótima escolha para fechar o mês do halloween.
O Joe é um personagem que aterroriza e gostei demais das características que o autor desenvolveu para ele, em especial a manipulação.
Parker também é um narrador muito cativante e convincente. É ele o responsável por mudar todo o curso da estória em relação ao paciente.
Se você gosta de terror com um lado psicológico, recomendo demais essa leitura!

* O livro já teve os direitos vendidos e o filme será produzido por Ryan Reynolds*

Nota: 4 ★

Adquira o livro Aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Topo