França, século XVIII. O recém-nascido Jean-Baptiste Grenouille é abandonado pela mãe junto a restos de peixes em um mercado parisiense.
Rejeitado também pela natureza, que lhe negou o direito de exalar o cheiro característico dos seres humanos, pelas amas-de-leite e por instituições religiosas, o menino Grenouille cresce sobrevivendo ao repúdio, a acidentes e doenças.
Ainda jovem descobre ser dotado de imensa sensibilidade olfativa e parte em busca da essência perfeita, do perfume que lhe falta para seduzir e dominar qualquer pessoa.
Nessa busca obsessiva, ele usurpa a essência dos corpos de suas vítimas.
RESENHA:
09/03/2022
Não é uma estória sobre assassinato mas sim sobre o assassino. Narrativa minuciosa e descritiva da vida do jovem Grenouille e sua busca obsessiva pela essência perfeita.
Não há como negar o valor real dessa obra, a maestria com que o autor consegue descrever cheiros e sensações. Porém não é um livro que me agradou. Achei a narrativa cansativa em muitas partes do livro e o final corrido.
Muita gente pode se incomodar com cenas grotescas e nojentas, mas não me causou esse tipo de repulsa.
É o velho "Não é você, sou eu". O livro é bom, mas eu não curto esse tipo de narrativa. O autor se preocupa muito nas descrições mas faltou enredo e foi por isso que o livro não me envolveu.
Vale a pena conhecer estória e tirar as próprias conclusões. Eu já conhecia por causa do filme mas tinha interesse em conhecer o livro.
Obs* Apesar de ter o livro em papel, acabei optando pelo audiobook disponível no youtube.
"Leitura feita em conjunto com grupo organizado pela Ju Oliveira e Livros de Suspense".
Nota: 3,5 ★
Adquira o livro Aqui - Gratuito no Kindle Unlimited até a postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.