26 de setembro de 2019

A Mina de Ouro - Agatha Christie



Forças sobrenaturais, espíritos de outro mundo, enigmas terrenos. Não importa se o perigo vem do além ou da casa ao lado, Agatha Christie nos transporta para quinze mistérios não necessariamente policiais – às vezes os mistérios vêm da alma.
Como em “O estranho caso de sir Arthur Carmichael”. Nessa história, Arthur, um rapaz simpático e amável, vai dormir com a saúde impecável e na manhã seguinte é encontrado perambulando pelas ruas, assustado, incapaz de reconhecer qualquer pessoa. O mais estranho é que todos evitam falar sobre o que está acontecendo. Neste conjunto de relatos publicados nos anos 20 e 30, não espere encontrar respostas objetivas. Alguns mistérios estão fadados a permanecer assim, mistérios...

“Seu talento literário sem igual ultrapassou qualquer barreira.” John Curran, autor de Os diários secretos de Agatha Christie.

Minha Opinião e breve resumo dos contos:
26/09/2019

Finalizando esse livro de contos, fiquei com a sensação de que algumas coisas nem foram escritas pela Agatha, de tão chato que foi.
Alguns podem ser encontrados no livro O Cão da Morte que citarei abaixo. Como eu já tenho esse livro e já li, então acabei pulando-os mas são os melhores dessa coletânea na minha opinião.
No geral, é uma série de contos monótonos que deixaram muito a desejar. Não sei em que momento da vida dela foram escritos, nem se ela os escolheria para publicar mas o fato é que não pode ser tomado como referência da escrita dela.
Um que gostei foi "A esmeralda do rajá" e um dos piores pra mim foi "A proximidade de um cachorro".
Enfim, se você nunca leu nada da Agatha Christie, não comece por esse livro.

Nota: 3 ★

"- O Mistério de Listerdale - A viúva St. Vicent está em sérias dificuldades financeiras quando encontra um anúncio tão bom que parece armadilha: uma casa mobiliada e com empregados por um preço irrisório. Ela resolve alugar mas seu filho Rupert não descansará até saber o que aconteceu ao dono da casa e o porquê dela ser tão barata."

"- A moça do trem - George Rowland é despedido da empresa de seu tio após mais uma noite de farra. Decidido a mudar de vida, faz as malas pra ir embora da casa onde vive com tio e durante sua viagem de trem conhece uma moça misteriosa que lhe confia uma missão. George se aventura para impressionar a moça e reencontrá-la."

"- A bravura de Edward Robinson - Edward Robinson está desanimado com sua vida pacata e seu noivado com uma moça que ele considera 'pé no chão' demais. Quando a oportunidade de uma aventura surge, ele aproveita os momentos que se tornam decisivos para mudar sua vida."

"- Jane procura emprego - Jane Cleveland está aflita por um emprego quando vê um anúncio no jornal contratando moças com as mesmas descrições fisicas dela. Movida pela necessidade e pela curiosidade, ela vai até o endereço e encontra dezenas de outras moças como ela que vão passar por um processo seletivo. Mesmo depois de ser escolhida, ela ainda não sabe do que se trata mas aceita mesmo que isso coloque sua vida em risco."

"- Um domingo frutífero - Dorothy sai num passeio de carro com seu pretendente Edward e durante o piquenique eles têm uma surpresa. O conto é super curto, tem apenas 8 páginas e por isso nem dá pra comentar sobre."

" - A mina de ouro - George acaba de ser despedido do banco pelo próprio tio e na saída encontra uma moça que pede que ele entre no carro.
Uma misturinha de romance, com toque de humor onde tudo acontece em algumas poucas horas.
Fraco demais, nem dá pra acreditar que esse conto que deu nome ao livro."

" - A esmeralda do rajá - James está de férias num badalado balneário à pedido de sua namorada Grace, porém ambos estão em hotéis diferentes. Enquanto ele está sozinho num lugar barato, Grace está num lugar chique com amigos ricos, o que o incomoda demais. Acontece que tudo muda depois que ele volta de um banho de mar."

" - O canto do Cisne - Paula Nazorkoff, uma cantora soprano, aceita fazer uma apresentação da ópera "Tosca" para um público particular quando no final acontece uma tragédia.

" - O Cão da Morte (Também no livro O Cão da morte) -  Narrado em primeira pessoa, o Sr. Anstruther nos conta sobre um fenômeno em que uma freira havia matado vários alemães apenas invocando um raio, o qual deixou a marca de um cão em uma das paredes que restou no lugar.

" - A Cigana (Também no livro O Cão da morte) - Dickie Carpenter sempre sonhou com ciganas e tinha aversão à elas. No sonho elas sempre o avisavam de algum perigo. Quando ele conhece a sra. Haworth tem certeza que é a mesma pessoa do sonho e ela lhe dá um aviso pouco antes dele fazer uma cirurgia.
Agora seu amigo Macfarlane vai procurar essa  mulher para tentar entender os acontecimentos.

" - O Lampião (Ou A lâmpada no livro O Cão da morte) ) - A sra. Lancaster se muda com seu pai e seu filho pequeno para uma casa que dizem ser assombrada. Há muitos anos faleceu ali um menino em circunstâncias muito tristes, mas a nova proprietária não acredita em assombrações e por isso não se importa com a história da casa.
Até que algo começa a acontecer.

" - O Estranho Caso de Sir Arthur Carmichael (Também no livro O Cão da morte) - Esse conto é narrado pelo dr. Edward Carstairs sobre um episódio que ele presenciou quando acompanhou o amigo, dr.Settle, para avaliar a súbita mudança de comportamento do jovem Arthur que de uma hora pra outra desenvolveu outra personalidade.

" -  O Chamado das Asas (Também no livro O Cão da morte) - Vai contar sobre uma experiência de um homem rico que após ouvir uma música tocada por um andarilho, começa ter a sensação de que está levitando.

" - Flor de magnólia - Decidida a fugir do marido com outro homem, Theodora Darrell acaba voltando para ele quando descobre que o mesmo faliu."

" - A proximidade de um cachorro - Joyce Lambert está à beira da miséria desesperada por um emprego, mas precisa de algo que não tenha que se livrar de seu cachorro de estimação.


Adquira o livro Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Topo