29 de julho de 2018

Tempo de Segredos - Deanna Raybourn - [Lady Julia Grey Novel]




Porque onde tu estás, está todo o meu mundo."...que os ímpios sejam humilhados e calados fiquem no seu túmulo".
Estas palavras sinistras, tiradas de um livro dos salmos, foram a última ameaça que sir Edward Grey recebeu do seu assassino. Antes de poder mostrá-las a Nicholas Brisbane, o investigador privado que tinha contratado para se proteger, sir Edward caiu morto na sua casa de Londres, na presença da sua esposa, Julia, e de vários convidados. Embora ela estivesse convencida de que o marido tinha morrido em consequência de uma longa enfermidade, não hesitou em pedir ajuda ao enigmático Brisbane quando descobriu o papel onde figuravam aquelas palavras.
Tentando levar o assassino de Edward perante a justiça, Julia começou a seguir pistas que revelaram uma verdade ainda mais terrível... Umas pistas que a aproximavam de um criminoso que esperava a sua chegada com impaciência.


RESENHA:
29/07/2018

Eu tinha esse livro há muito tempo mas como é uma versão Português/Portugal, sempre o deixava pra depois.
Comecei a ler no escuro, sem saber absolutamente nada sobre a trama pois não tinha nenhuma resenha no Skoob mas a junção de thriller com romance de época foi o suficiente para despertar meu interesse de uma vez.

Durante uma festa na casa dos Grey, sir Edward passa mal em meios aos convidados e menos de uma hora depois está morto. Já era sabido que ele sofria de problemas cardíacos e morreria ainda na juventude, assim como seu pai e seu avô. 
Isso já acontece nas primeiras linhas e de imediato já me vi entretida na leitura. Também é nesse momento que Lady Julia conhece o enigmático Nicholas Brisbane, que ajuda a prestar os primeiros socorros.
Passado alguns dias, Nicholas procura Lady Julia para dizer que seu marido pode ter sido assassinado, pois sir Edward o tinha contratado para descobrir quem estava enviando cartas anônimas à ele. Como não tinha dado tempo de uma investigação, Nicholas se sente na obrigação de prestar esse último serviço mas a viúva se nega. Ela acha que o investigador está apenas se aproveitando da situação para arrancar algum dinheiro dela e o põe pra fora da sua casa.
Depois de muitos meses, Julia encontra uma carta anônima escondida entre as coisas do marido e procura Brisbane para ajudá-la mas ele a lembra que já se passou tempo demais e as pistas esfriaram. Com essa recusa ela decide investigar sozinha, forçando-o então a ajudá-la pois teme que ela coloque sua vida em risco.

À partir daí eles vão começar a trabalhar juntos e recolher pistas. Nicholas deixando-a afastada de situações perigosas e ela desobedecendo quase sempre seus conselhos.
Como percebi depois, não é um livro de romance arrebatador mas sim a construção de um relacionamento que muito futuramente irá acontecer.
Eu não sabia que era uma série quando li, só vim saber depois, mas se soubesse talvez não tivesse lido e iria perder uma ótima estória.
A trama é muito bem escrita, nada clichê, com diálogos bem escritos e personagens bem desenvolvidos. Os capítulos são curtos e sempre começando com frases de livro, como Shakespeare por exemplo.
Os personagens secundários também contribuem muito para a trama, não estão apenas para dar volume.
Apesar de estar numa versão de Portugal, não tive problemas para ler, apenas algumas palavras que tive que procurar o significado mas não atrapalhou em nada a leitura.
Eu amei a escrita dessa autora. Ela é criativa, a maneira como ela conduziu a trama é envolvente e adorei como ela desenvolveu cada personagem e suas funções dentro da estória.
O romance fica mesmo em segundo plano pois terá sequência nos livros seguintes, que infelizmente só tem na versão inglesa.
Na sequência da série conforme evolui o relacionamento dos protagonistas, vão também surgir outros crimes que eles desvendarão juntos.
Mas valeu muito a pena essa leitura, o suspense que envolve o assassino e a maneira que a autora transformou a estória, desvendando os mistérios que alguns personagens escondiam, foi excelente! Queria muito ler as outras estórias dessa série e também mais livros dessa autora.

Descobrir Deanna Raybourn só me fez perceber como sinto falta de tramas assim. Juntar meus dois gêneros favoritos num livro só, seria perfeito demais!
Quantos autores assim não estão escondido por aí?

Nota: 4,5 ★


Nenhum comentário:

Postar um comentário