18 de abril de 2017

Boneco de Neve - Jo Nesbo - Harry Hole 7


Considerado seu livro mais ambicioso pelo jornal inglês The Guardian e comparado a Silêncio dos Inocentes, de Thomas Harris, pelo The Times, Boneco de neve é o seu livro mais arrepiante.

No dia da primeira neve do ano, na fria cidade de Oslo, o inspetor Harry Hole se depara com um psicopata cruel, que cria suas próprias regras; O terror se espalha pela cidade, pois um boneco de neve no jardim pode ser um aviso de que haverá uma próxima vítima. No caso mais desafiador da sua carreira, Hole se envolve em uma trama complexa e mortal, com final surpreendente.

RESENHA:
18/04/2017

Primeiro livro do mês e estou bem atrasada na postagem, demorei mais de 15 dias para concluí-lo pois nada facilitou minhas leituras esses dias. Digo isso pois Boneco de Neve é um livro bem complexo e que você precisa ler sem pausas longas pois pode perder o fio da meada. 
São mais de 400 páginas de uma estória frenética mas que só engatou mesmo após as 100 primeiras páginas.
No começo a leitura me desanimou um pouco pois são muitos nomes complicados, muitos personagens e me perdi um pouco na trama, mas depois a leitura fluiu com mais rapidez.

Boneco de Neve é o sétimo livro da série Harry Hole, o detetive da divisão de homicídios de Oslo, Noruega. 
Sua fama se deve ao fato de já ter prendido um serial killer e mesmo seus problemas com o álcool não faz com que ele perca a credibilidade, por isso é designado à mais essa missão.
Quando a primeira vítima desaparece e em frente à sua casa é encontrado um boneco de neve, os investigadores ainda não sabem que se trata de um serial killer. 
Mas então Harry recebe uma carta do suposto assassino referindo-se ao boneco ao mesmo tempo em que ele faz uma nova vítima, então o detetive, juntamente com a nova policial Katrine Bratt, montam uma equipe para começar a investigar os casos e achar uma conexão entre as vítimas e os critérios que levam o assassino à agir.
Todas as vítimas são mulheres casadas e com filhos e à princípio é a única coincidência que liga uma às outras.

A estória é excelente, muito bem arquitetada e amarrada e a caçada ao assassino levam os detetives à outras estórias do passado que serão narradas em vários pontos do livro. 
São muitos personagens e lugares e todos eles têm sua importância e conforme a estória vai se desenrolando o ritmo dela fica ainda mais intenso. Quanto mais você avança, mais difícil é abandonar a leitura.
O assassino é frio e muito inteligente. Seu modo de agir é calculado com muito cuidado e precisão. 
Eu percebi ele logo de cara. Assim que desconfiei que ele poderia ser o serial killer, comecei a prestar mais atenção às suas falas e comportamento. Nada me fazia mudar de ideia que seria ele e no final estava certa. 
Acertar o culpado não me tira o prazer da leitura. Adorei o livro, adorei o final de tirar o fôlego e mesmo ele tendo uma narrativa um pouco complicada no começo, a trama em si, o desfecho e o cenário perfeito que é um componente importante na estória, me fizeram colocar esse livro na lista de favoritos do gênero.
Então se você também gosta de um excelente thriller policial, leia!
Agora só me resta aguardar o filme :-)


Série Harry Hole:

Livro 1 - O Morcego
Livro 2 - Baratas
Livro 3 - Garganta vermelha
Livro 4 - A Casa da dor
Livro 5 - A Estrela do diabo
Livro 6 - O Redentor
Livro 7 - Boneco de Neve
Livro 8 - O Leopardo
Livro 9 - O Fantasma
Livro 10 - Polícia

Nenhum comentário:

Postar um comentário