23 de setembro de 2022

O Mais Cruel dos Meses - Louise Penny - Inspetor Gamache #3

 


Em plena Páscoa, os moradores de Three Pines esperam a noite cair para evocar os mortos. Eles só não podiam imaginar que iriam testemunhar uma morte. 
É primavera no vilarejo de Three Pines, no Quebec. Em meio às flores desabrochando e aos ovos de chocolate, alguns moradores decidem aproveitar a presença de uma médium para realizar uma sessão espírita no casarão abandonado da colina. 
A ideia é livrar a cidade do mal que se apoderou dela – mas a tensão do momento faz com que um deles não saia vivo dali. Em pouco tempo, um questionamento ganha força: é possível alguém morrer de susto ou terá sido um assassinato? 
O inspetor-chefe Armand Gamache é então chamado para investigar. Neste terceiro caso da série, ele será obrigado a enfrentar problemas dentro da própria polícia, além dos fantasmas que assombram essa vila, onde as relações são muito mais perigosas do que parecem. Afinal, os moradores logo entendem que o mal não está em uma casa assombrada, e sim guiando as ações de um deles.


RESENHA:
23/09/2022

O mais cruel dos meses, terceiro livro da série, traz o inspetor Gamache novamente à vila de Three Pines, agora para investigar uma morte no mínimo estranha. Uma moradora morreu de susto após uma sessão espirita na antiga casa dos Hadleys, que já foi palco de outros crimes.
A morta ainda traz no rosto a expressão do medo, o que assusta até mesmo os detetives mais experientes.
No entanto Gamache tem suas dúvidas. É mesmo possível que alguém morra de medo? O que pode ter acontecido nessa sessão que causasse essa fatalidade?
No relatório da autópsia consta excesso de um remédio usado para emagrecer mas a pessoa não fazia uso e nem precisava dele.
Gamache chega a conclusão que foi assassinato mas ainda precisa descobrir como esse remédio foi ministrado e mais importante:  quem poderia tê-la matado, já que era muito querida por todos.

Assim que vi a sinopse fiquei super interessada, achei o crime bem criativo e não via a hora de descobrir o que tinha acontecido. Porém o crime acaba ficando em segundo plano já que o passado de Gamache na polícia terá um maior destaque dessa vez.
Outro ponto que me incomodou na leitura e a fez se arrastar, foram as interações entre os moradores. Como eu já estava familiarizada com eles, seus diálogos e atividades não foram interessantes para mim, o que eu queria mesmo era saber sobre o crime.
O culpado não me surpreendeu até por que foi um dos meus suspeitos, mas isso não me incomodou. A resolução do crime e a maneira como Gamache conduziu a revelação, me lembrou demais o método usado pela Agatha Christie, o que também não vi como ponto negativo. 
É uma trama com muitos diálogos e pouca ação, o que definitivamente fez falta.
O primeiro livro ainda é meu favorito.

Nota: 3,5 ★

Adquira o livro Aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Topo