8 de maio de 2019
A paciente silenciosa - Alex Michaelides
Publicado por
Jaque ♥
Um assassinato, uma verdade oculta. As raízes do silêncio são muito mais profundas do que se pode imaginar.
Alicia Berenson escreve um diário para colocar suas ideias em ordem. Ele é tanto uma válvula de escape quanto uma forma de provar ao seu adorado marido que está bem. Ela não consegue suportar conviver com a ideia de que está deixando Gabriel preocupado, de que está lhe causando algum mal.
Alicia Berenson tinha 33 anos quando matou seu marido com cinco tiros. E nunca mais disse uma palavra. O psicoterapeuta forense Theo Faber está convencido de que é capaz de tratar Alicia, depois de tantos outros falharem. E, se ela falar, ele será capaz de ouvir a verdade?
RESENHA:
08/05/2019
Assim que li essa sinopse já queria o livro na mesma hora e o fato do lançamento ter sido adiado só me deixou ainda mais ansiosa. E depois de tanto marketing e resenhas positivas comecei a ler assim que o adquiri.
Alicia matou o marido e nunca mais falou. Justamente pelo fato de não falar uma única palavra ela foi internada numa clínica ao invés de ser presa, já que foi alegado que ela demonstrava desiquilíbrio psicológico.
Theo Farber é psicoterapeuta forense e sempre acompanhou o caso de Alicia com muito interesse, então assim que surgiu uma vaga na clínica ele se candidatou e conseguiu o cargo.
A narrativa da estória fica por conta do próprio Theo, em primeira pessoa. À princípio achei que seria entre ele e a Alicia, no entanto boa parte do livro é sobre ele mesmo.
Confesso que isso desanimou a leitura e fez com que se arrastasse. Eu pegava lia um pouco por dia e abandonava.
Era tudo desinteressante e dramático demais e pensava quando finalmente chegaria a parte do "thriller".
As partes altas da estória eram as páginas do diário da Alicia, que é realmente a parte que caminha para o assassinato.
Não desisti, raramente faço isso, até mesmo por que muita gente amou e segui a leitura até que à partir da página 120 as coisas começaram a ficar mais interessantes. Ainda não era nada surpreendente, mas havia melhorado.
Caminhando para o final do livro a revelação é no mínimo chocante. Eu literalmente fiquei de boca aberta pois não esperava aquilo de maneira alguma. A nota do livro subiu consideravelmente após isso.
Mas conforme segui a leitura comecei a sentir aquela sensação de ter sido enganada pelo autor e não de uma maneira legal, me senti muito trouxa mesmo.
O autor realmente trapaceia e depois que comecei a juntar os fatos, achei que ficou muito forçado.
Não poderia citar os pontos pois estragaria a estória, mas digamos que a maneira que ele conduziu a narrativa entre ele e a esposa que me fez sentir enganada.
No entanto eu adorei a escrita do autor. É rápida, objetiva e me senti próxima dos personagens a ponto de querer esganá-los pessoalmente.
Pela reviravolta que o autor criou - apesar de algumas ressalvas - eu gostei do livro e recomendo.
Nota 4 ★
Adquira o livro Aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.