29 de janeiro de 2019
Confissões do Crematório - Caitlin Doughty
Publicado por
Jaque ♥
Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.
Confissões do Crematório reúne histórias reais do dia-a-dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos filosóficos, históricos e mitológicos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores.
O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira inteligente, honesta e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma bênção, é apenas uma forma profunda de terror”.
RESENHA:
29/01/2019
Caitlin Doughty é agente funerária, escritora e apresenta um canal no YouTube onde fala com certo humor sobre a morte e as práticas da indústria funerária. Também é criadora de uma web série e fundadora de um grupo que junta profissionais, acadêmicos e artistas para falar sobre a mortalidade.
Nesse livro ela vai contar, com leveza e bom humor, algumas das suas experiências enquanto trabalhou num crematório.
Eu comecei o livro com um pouco de receio sobre o que viria, pois apesar da minha curiosidade sobre o assunto, ainda tenho meus limites do que aguento ler sem ficar muito impressionada. Mas a autora conseguiu me prender na leitura e me deixou cada vez mais curiosa em saber dos procedimentos que ela relata - sem intenção de chocar -, apenas mostrando a realidade que nós tanto evitamos lidar, que é a certeza inevitável da morte.
Caitlin explica numa narrativa fácil, sem uso de palavras complicadas como tudo funciona sobre a preparação dos corpos, embalsamento e cremação, como se estivéssemos numa conversa informal entre amigos.
Você pode achar mórbido ou macabro e nem desejar ler, mas te adianto que não é chocante da maneira que se pensa, é apenas a realidade com uma dose de cuidado por parte da autora.
A morte era algo tão apavorante que ela resolveu encarar de vez e à partir do momento que o assunto deixasse de ser desconhecido, ela estaria preparada para lidar com ele.
Sua intenção com esse livro é mostrar como lidamos com esse assunto - ou a melhor, não lidamos - e apesar de nunca estarmos preparados para o fim, ela tenta nos mostra que é possível sim nos preparar para ela, de várias maneiras. E por fim tratar desse assunto de uma maneira natural, sem tabus ou preconceitos.
Passados alguns choques iniciais que por ventura você possa sentir, você acaba se acostumando com a rotina dela e ansiosa por mais histórias.
Caitlin é formada em História Medieval então durante toda a leitura ela nos brinda com várias abordagens sobre diferentes culturas e crenças; como a cremação, enterro ou embalsamento era feito e encarado em outras épocas e o por quê de cada um.
É uma aula de conhecimento e aprendizado. Como nossa cultura é diferente de outros países ou religiões e sem julgamentos ou comparações. Apenas a constatação dos fatos e os significados para cada um.
O livro me surpreendeu positivamente. Claro que não mudei completamente só por que o li, mas sim me abriu para reflexões sobre o assunto e comecei a enxergar outras coisas de maneira diferente.
Foi uma leitura incrível que me trouxe mais conhecimento, onde a autora revela aquele lado que ninguém quer ou está preparado para ver.
Nota: 4 ★
Adquira o livro Aqui
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.