10 de março de 2022

Oito Assassinatos Perfeitos - Peter Swanson

 


Na trama, um livreiro se vê envolvido em uma investigação do FBI, pois um assassino dotado de uma mente doentia e brilhante passa a seguir sua lista com os assassinatos mais engenhosos da ficção policial.

Há algum tempo, antes de se tornar sócio da Livraria Old Devils, localizada em Boston – uma meca para os fãs de mistério –, o aficionado por romances policiais, Malcolm Kershaw, também conhecido como Mal, escreveu um artigo para o blog da livraria com uma lista dos assassinatos literários mais insolúveis, quase impossíveis de serem decifrados – que ele chamou de “Oito Assassinatos Perfeitos”.

Para surpresa de Mal, Gwen Mulvey, uma agente do FBI, bate à sua porta em um dia de inverno em fevereiro. Ela quer sua ajuda para desvendar uma possível relação dessa antiga lista com uma série de assassinatos não solucionados. E Gwen não é a única que tem interesse por esse livreiro...
O assassino está lá fora, observando cada um de seus passos.

RESENHA:
10/03/2022

"Os livros nos fazem viajar no tempo. Todos os leitores de verdade sabem disso. Mas os livros não nos levam para o momento em que foram escritos. Eles nos fazem lembrar de nós mesmos em outra época."

Uau, eu adorei esse livro! Prova disso foi ter lido em menos de 24 horas, eu não conseguia parar de ler!

Aqui na trama, o livreiro Malcolm é procurado por uma agente do FBI que acredita que alguns crimes tem relação com uma lista que ele criou no seu blog há uns anos atrás. Uma lista chamada de "Oito assassinatos perfeitos". Nessa lista, Malcolm coloca os 8 livros que ele considerava como os crimes mais perfeitos descritos em livros e aparentemente alguém está copiando cada um deles.

Malcolm e Gwen vão ler (ou reler) esses livros para tentar encontrar mais pistas e ela vai precisar da ajuda do livreiro para identificar outros crimes que ela possa ter deixado passar.
A estória toda é narrada pelo Malcolm e foi uma delícia de ler. É exatamente o tipo de narrativa que me conquista, sem floreios, direta, minha zona de conforto total.  
E adorei os personagens, a trama, o desfecho...  

Porém todos os livros citados na trama contêm spoilers fortes. Culpados revelados (O Assassinato de Roger Ackroyd), motivos (Os crimes ABC também da Agatha Christie) e também como o culpado de "E não sobrou nenhum" agiu.
Sem contar os outros 7 livros que os dois personagens comentam que também contêm revelações de plots, então sugiro que você consulte sua lista de livros que desejam antes de ler esse aqui. E claro que com tanta coisa boa, ainda assim eu quero ler esses livros.
O culpado não foi surpresa pois me passou pela cabeça por um momento, mas nem é isso o importante aqui. O melhor de tudo é a trajetória até chegar nele do que de fato quem ele realmente é.
E no mais eu recomendo por que mesmo que você não curta como eu, certeza que vai te entreter o tempo todo.
Já virei fã do autor e quero ler todos que ele publicou.

Nota: 5 ★

Adquira o livro Aqui


Livros citados na trama que contêm spoilers:

- O Mistério da Casa Vermelha (1922), de A. A. Milne

- Malícia Premeditada (1931), de Anthony Berkeley Cox

- Os Crimes A.B.C. (1936), de Agatha Christie

- Pacto de Sangue (1943), de James M. Cain

- Pacto Sinistro (1950), de Patricia Highsmith

- A Afogadora (1963), de John D. MacDonald

- Armadilha Mortal (1978), de Ira Levin

- A História Secreta (1992), de Donna Tartt

- Assassinato de Roger Ackroyd de Agatha Christie (Revela o assassino)

- E Não sobrou Nenhum de Agatha Christie (esse não revela o nome do assassino porém revela como ele executa, o que acaba com 50% do livro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.



Topo