Mostrando postagens com marcador Quarta parede. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Quarta parede. Mostrar todas as postagens

27 de junho de 2026

Five - Ilona Bannister

 


Cinco vidas. Cinco histórias. Quatro viverão - um morrerá. Quem será? Nesta obra-prima lenta de ficção psicológica, a escolha é toda sua.

Você já tentou passar o tempo imaginando a vida dos estranhos ao seu lado? Five, de Ilona Bannister, apresenta aos leitores cinco pessoas aparentemente aleatórias esperando por um trem. Mas essas não são apenas cinco pessoas. Desde o início sabemos que um deles vai morrer em breve. Muito em breve. Em cinco minutos chegará o próximo trem para Londres, matando um deles. Mas antes que isso aconteça você aprenderá suas histórias.

Nenhuma dessas pessoas é santa. Os leitores podem se apaixonar pelo lindo jovem que está prestes a arriscar sua vida. Eles podem ter pena da velha rabugenta que caiu no chão, mas se recusa a ajudar. Talvez os leitores desviem o olhar da criança que está fazendo birra. Ou julgue sua mãe, que certamente deve ser a culpada. E alguns serão curiosamente compelidos pelo empresário bem-sucedido e danificado que orbita todos eles.

Esses são os candidatos para o infortúnio desta manhã. Mas eles não sabem disso. Só você sabe. E você, nosso leitor cúmplice, não conseguirá resistir a decidir quem merece ir embora e quem merece apenas mais cinco minutos de vida.


RESENHA:
27/06/2026

Cinco desconhecidos aguardam a chegada de um trem.
Um deles vai morrer.
O que ainda não se sabe é se essa morte será um acidente... ou um assassinato.

A história começa com um narrador conversando diretamente com o leitor, preparando o cenário e descrevendo tudo nos mínimos detalhes para que possamos visualizar a cena.
Entre os acontecimentos na estação, a autora intercala capítulos dedicados a cada um dos personagens, mostrando um pouco de suas vidas e como chegaram até aquele momento.

Confesso que a premissa foi o que me conquistou.
Achei a ideia extremamente interessante e diferente, e foi justamente isso que me fez começar a leitura.
Infelizmente, a execução não me convenceu.
No início, demorei para entender a estrutura da narrativa, que me pareceu um pouco confusa.
Os capítulos são longos e focados em um personagem por vez. Alguns funcionam melhor do que outros, mas, no geral, achei a leitura cansativa.
Outro problema foi a falta de conexão com os personagens.
Nenhum deles conseguiu despertar meu interesse, nem mesmo a criança. Com isso, eu simplesmente não me importava com quem morreria ou se a morte seria acidental ou intencional.
E esse é um problema quando a proposta do livro depende justamente dessa expectativa.
Também senti falta de tensão.
Sempre que a narrativa retornava à estação de trem, as cenas pareciam repetir as mesmas informações, o que acabava enfraquecendo o suspense em vez de aumentá-lo.

Eu nem classificaria este livro como um thriller, aliás não sei exatamente em qual gênero ele se encaixa, mas, para quem espera uma leitura cheia de suspense, talvez a experiência seja diferente do esperado.
O desfecho também foi bastante morno e não conseguiu compensar o restante da leitura.
Em resumo, ideia interessante mas mal executada.

Nota: 2,5 ★

Ebook somente em inglês

 


CONTINUE LENDO


Topo